Na Alemanha, na década de 1920, os dois irmãos Adolf e Rudolph Dassler, trabalharam juntos como sócios na empresa Dassler Brothers Sports Shoe Company. Durante 20 anos jogaram ao gato e ao rato, discutindo um com o outro, inclusive as suas esposas, o que levou a uma discussão final onde decidiram separar-se e criar duas empresas diferentes.
Adolf, mais conhecido por Adi, juntou os seu dois nomes e criou a Adidas.
Rudolph, fez o mesmo ao criar a Ruda, mas ao fim de uns tempos percebeu que Puma tinha um nome mais sonante e atlético.
Os dois tiveram bastante sucesso com as suas marcas, e essa rivalidade durou 60 anos, sem nunca dirigirem a palavra um ao outro.
Tanto se preocupavam um com o outro, que se esqueceram da Nike, e quase sem se aperceberem, a Nike passou-lhes a perna.
Sabias que ...
1. O melhor da história do Pelé fazendo marketing para a Puma é o seguinte. Dizem que a Adidas lhe fez uma proposta, uma vez que o Rei já jogava com chuteiras da marca. No entanto, a Puma ofereceu mais dinheiro e Pelé fechou o acordo. Acontece que ele já estava com uma chuteira da Adidas amaciada e não queria correr o risco de ganhar calos com calçado novo.
O que fez? Pintou a sua chuteira Adidas de preto, tirando as três listras. Depois pintou uma lista branca sobre o fundo preto, que na época era o que identificava a marca da Puma. Ninguém percebeu.
Pelé fez marketing para a Puma, mas na verdade jogou de Adidas.
2. Mais interessante ainda é saber que, antes do Mundial de 70, Adidas e Puma fizeram um acordo: não iriam fazer marketing usando o Pelé. Ele era muito bom, sairia muito caro fazer propostas. No fim falou mais alto o espírito competitivo.
3. Em meados da década de 60, a Puma criou um novo processo para fabricar chuteiras, o qual unia o solado às travas de uma maneira mais eficiente e durável. O processo tornou o produto tão bom que quase 80% das outras fábricas adotaram o processo criado pela Puma.
4. A marca foi também a primeira a usar Velcro num calçado desportivo.
5. Rudi morreu em 1974. Em 1989 os seus filhos Armin e Gerd Dassler venderam a empresa.
6. O neto de Rudi, Frank Dassler, assumiu um importante cargo na Adidas em 2004.
7. Não fosse a Nike, a família Dassler teria as duas marcas de calçados mais valiosas do mundo.
Moral da historia: Se tens mais que um rival, foca-te em todos.
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